top of page

Grupos de pesquisa

GTs e grupos de pesquisa dos quais Cristina Ribas faz parte

Intermídia: Estudos sobre a Intermidialidade (cadastrado no CNPq, sede na UFMG)

liderado por Thaïs Flores Nogueira Diniz  e Claus Clüver

 O projeto visa a discutir o conceito de intermidialidade, e o lugar dos estudos das relações entre as várias formas de discurso/ arte/ texto, que têm sido focalizadas sob a perspectiva da Literatura Comparada e dos Estudos Interartes; investigar a pertinência do conceito de intermidialidade para a abordagem de textos que utilizam mídias cada vez mais complexas. A partir do conceito de intermidialidade, analisar textos literários/visuais/artísticos que proponham releituras de textos vários por meio de conjugação de diversas mídias. Esse projeto é o objeto de estudo do Grupo de Pesquisa em Intermidialidade em que cada membro tem um sub-projeto que está sendo desenvolvido individualmente por cada pesquisador.

Intermidialidade: Literatura, Artes e Mídias  (GT ANPOLL) 

liderado por Miriam Vieira e Alex Martoni

Com enfoque transdisciplinar, o Grupo de Trabalho dá início às suas atividades no ano de 2014, pretendendo reunir docentes e pós-graduandos de diversas instituições com o objetivo de estudar as relações entre a literatura e outras artes e mídias sob o ponto de vista das teorias da Intermidialidade. Os Estudos da Intermidialidade ampliam o escopo de suas pesquisas ao incorporar o termo “mídias” (e não apenas “artes”): como o conceito de “arte” está associado a certos valores e convenções culturais, o termo “mídia”, com sua ênfase na materialidade dos produtos de uma mídia, tem se mostrado frequentemente mais adequado para a produção cultural desde o início do século XX – sem, no entanto, eliminar um discurso sobre “arte” em determinados contextos. Em suma, podemos definir a Intermidialidade basicamente como o estudo da cooperação e colaboração entre as mídias e as formas de arte, isto é, dos fenômenos que ocorrem entre as mídias. Assim, esse tipo de pesquisa trata de produtos culturais marcados pela ausência de limites entre uma arte/mídia e outra, consciente de que não há formas artísticas/midiáticas “puras”, já que todos os tipos de mídia e de arte estão relacionados de várias maneiras. Desde sua gênese, o grupo integra pesquisadores de diferentes áreas que focalizam direta ou indiretamente o estudo das mídias em suas interações, como Literatura, Cinema, Teatro, Artes, Música, Arquitetura, Quadrinhos, Jornalismo, entre outras.

 

Publicações Efêmeras, Memória Permanente

Maria Cristina Ribas (líder até dez. 2024)
Raquel França dos Santos Ferreira (líder dez.2024 -atual)

O Projeto Periódicos & Literatura: publicações efêmeras, memória permanente – grupo de pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional, em atividade desde 2006, cadastrado no CNPq e liderado pela pesquisadora Raquel França dos Santos Ferreira – em parceria com o Centro de Pesquisa e Editoração e o Centro de Coleções e Serviços aos Leitores, através, respectivamente, da Coordenação de Pesquisa e da Coordenação de Publicações Seriadas, mantém um calendário de encontros científicos bienais, desde 2012. O evento de 2024 tem como proposta a discussão dos múltiplos usos da leitura e seus diferentes significados em publicações seriadas.

 

bottom of page